Marilena Chauí e o "pega pra capar"

Entrevista da filósofa Marilena Chauí à revista Rede Brasil Atual.
http://www.redebrasilatual.com.br/temas/politica/desinformacao-nao-serve-a-democracia-diz-marilena-chaui


"A classe média urbana, que está apavorada com a diminuição da desigualdade social e que apostou todas suas fichas na ideia de ascensão social e de recusa de qualquer possibilidade de cair na classe trabalhadora. Ao ver o contrário, que a classe trabalhadora ascende socialmente e que há uma distribuição efetiva de renda, se apavorou porque perdeu seu próprio diferencial. E seu medo, que era de cair na classe trabalhadora, mudou. Foram invadidos pela classe trabalhadora."

"E agora, José?"


Comentários

  1. Bom, já que os bancos continuam "bancando" o governo e registrando lucros históricos, considero essa versão aí da ideóloga do PT boa para convencer iniciados fundamentalistas. Não estamos falando aqui de um mecanismo de transferência de renda, e sim de uma tecnologia que cria uma aristocracia política destruíndo a classe média, solapada pela carga tributária cada vez maior. Claro que está tudo bem para funcionários públicos federais concursados ou apadrinhados pelo PT. O mais engraçado mesmo é esse maniqueísmo, esquerda, direita, como se os resultados deste governo fossem produto de uma genialidade administrativa, e não de um movimento macro-econômico que está distribuindo espelhinhos e celulares para o terceiro mundo, dada a estagnação da matriz.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo,
    terei o maior prazer em discutir com você esses pontos que propõe. Inclusive concordo com alguns deles. Mas preferia que se identificasse.
    Vai que você é uma encarnação do Roberto Campos que caiu aqui no Balaio! Nesse caso eu convidaria logo o André Singer para lhe fazer as honras.
    Aliás, tem uma entrevista dele ao Valor Econômico do dia 01/11 onde aborda algumas dessas questões.

    ResponderExcluir
  3. Não sou monolítico. Poste os links para eu ler, por favor.De repente a mídia demoniaca de direita fez minha lavagem cerebral na minha pobre cabeça de classe média... A Marilena Chauí é de classe média? É que ela tem gostos tão refinados... Ah, faz parte da elite PTista... está acima disso, claro.

    ResponderExcluir
  4. Trechos da entrevista de Andre Singer: http://tiny.cc/4zxl3

    Algumas opiniões escrevi no último post, O Brasil sai do armário.
    Veja lá se vai comprar ou vender um armário...
    Ahh... Chaui é classe média.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas